Muitos de nossos clientes costumam nos fazer essa pergunta, e por isso vamos deixar nesse post, de forma descomplicada, quais valores que você precisa pagar para vir à Noronha.
São basicamente duas situações que você precisa entender:
. A primeira “taxa” trata-se de fato de uma taxa, de caráter obrigatório, cobrada pela Administração da Ilha, conforme Decreto Distrital nº 018/2004 (publicado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco em 06/02/2004), ficou estabelecido que:
“A Taxa de Preservação Ambiental – TPA, instituída pela Lei nº10.403, de 29/12/1989, com as alterações introduzidas pelas Leis nº11.704, de 29/11/99; nº11.923, de 29/12/00 e nº11.949, de 09/04/01, será cobrada a todas as pessoas, não residentes ou domiciliadas no Arquipélago de Fernando de Noronha, que estejam em visita, de caráter turístico, e será calculada em razão dos dias de permanência, nos termos da Lei.”
. A segunda “taxa” na verdade não é uma taxa, e sim, um ingresso que dá acesso às atrações que ficam dentro do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha – PARNAMAR, que equivale a 70% do arquipélago. Este ingresso terá validade de 10 (dez) dias após a compra no Centro de Visitantes(na ilha) e no caso das compras feitas pelo site, será solicitada sua previsão de viagem para ser gerada a validade correta. Não há obrigatoriedade para compra do ingresso, no entanto, as melhores atrações naturais estão dentro do Parque, e vir à Noronha e não conhecê-los é quase como não vir. É possível curtir a ilha sem o ingresso? Sim, mas de forma bastante limitada.
Maiores informações sobre valores cobrados, formas de pagamento, etc, podem ser consultadas diretamente nos respectivos sites, que iremos disponibilizar abaixo. Lembramos que as referidas “taxas” são de inteira responsabilidade dos órgãos que as gerenciam.
Taxa de Preservação Ambiental – TPA
Ingresso do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha – PARNAMAR
*imagem retirada do site prefiroviajar.com.br